30 de outubro de 2012

Quanto tempo devo ficar com os cabelos sem lavar para colorir ou descolorir?

Olá pessoal! Td certinho com vocês?

Hoje vou falar sobre uma dúvida muito comum quando se trata de tintura, luzes, descoloração e afins.

Quanto tempo depois de lavar os cabelos posso tingir, descolorir etc?

Já ouvimos muitas respostas, uns dizem que quanto mais tempo ou mais sujo estiver o cabelo melhor, outros dizem que no dia depois de lavar é o melhor.

Eu particularmente prefiro fazer tal química nas 48 horas que sucedem a lavagem.

Mas a oleosidade não protege os fios e couro cabeludo das tinturas?

Sim. Se essa oleosidade não for excessiva.

Se estamos com os cabelos oleosos e sujos demais e colocamos tintura, descolorante ou qualquer outra química com ph elevado, ocorre um fenômeno conhecido na química como saponificação. Ou seja a alcalinidade do produto utilizado vai agir na oleosidade e na sujeira, fazendo literalmente a mistura 'virar sabão', não permitindo que ela tenha a ação perfeita.

Vocês certamente já usaram ou já viram quem use aqueles sabões de lavar louça feitos com óleo de cozinha usado. O mecanismo é o mesmo: óleo sujo (elementos ácidos) misturado à soda cáustica (elemento extremamente alcalino) que faz o sabão, essa é a base dos sabões de pedra. Um óleo e um elemento alcalino.

Por isso digo que o tempo de tingir, descolorir etc varia de pessoa para pessoa. Observem seus cabelos, o quanto eles parecem 'sujos' ou oleosos no decorrer do dia. Assim vocês vão ter uma base para saber em quanto tempo podem fazer tal procedimento. No meu caso, se eu lavar hoje vou colorir os fios depois de amanhã. Mais que isso fica muito oleoso, fazendo com que a coloração não tenha o efeito esperado. Antes disso, o couro cabeludo e os fios não ficam com aquela 'capa' de proteção tão importante para garantir saúde aos fios e couro.

Fica a dica para vocês e não esperem o cabelo ficar sujo demais. O efeito pode ser tenso!

Beijão

12 comentários:

  1. Oii Sempre tive essa dúvida de quanto tempo esperar, mas sobre essa da saponificação não sabia, fiquei até curiosa onde vc viu essa informação? Achei bem interessante, com a coloração faz todo o sentido por muitas tintas tem hidróxido de Amônia, agora com descolorantes já não sei, por que não faço ideia da composição dos descolorantes, hahahaha! Mas achei muito legal! Parabens!!! Beijos!!!
    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!! foi pesquisando na net sobre colorações e descolorações e encontrei um blog q falava sobre isso, depois intrigada com o q li consultei um professor de química que me confirmou a informação. Será q vc tb consegue colher mais informações à respeito? Se conseguir você pode passar por email que eu atualizo o post e se vc quiser colocar no seu tb vai ser legal, tendo em vista q essa muita gente não deve saber!
      Bjs lindona

      Excluir
  2. Paula,tag pra vc lá no blog:
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/2012/10/minha-primeira-tag-revelacao-rs.html
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!!! Já tô indo lá!!! Bjs

      Excluir
    2. Ah que legal!!! Adorei!!! Logo logo respondo, obrigado amiga!!!
      Bjs

      Excluir
  3. Carol,
    Gostei muito dos teus esclarecimentos e essa questão da saponificação é vero, incrível é que quase não se fala, apesar de ser algo "elementar", agora queria aproveitar e tirar uma dúvida contigo. Por exemplo, se vou apenas descolorir, beleza, sei que posso esperar 1, 2 dias( no máximo), após a lavagem, e que ai, terei a capa protetora de oliosidade, agora, se vou descolorir e fazer uma progressiva, obrigatoriamente, será irrelevante a questão de quantos dias o cabelo estará sem lavar, pois será usado o tal anti resíduo, não é mesmo? Ou não, faz alguma diferença? No caso positivo, qual seria? E nesse caso, de lavar e fazer o procedimento químico no mesmo dia, é muito agressivo?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Estrela, a utilização do shampoo será depois da descoloração, então faz diferença sim (no caso da descoloração), para a progressiva é obrigatório o uso da shampoo para o sucesso do procedimento químico, porém como após a descoloração as cutículas estarão 'escancaradas' um shampoo neutro, daqueles transparentes será o suficiente para remover os resíduos do descolorante e deixá-los limpos para o processo da escova!
      Bjs e boa sorte!
      Paula

      Excluir
  4. seguindo,segue de volta http://fiquelindah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi, meu nome é camila e eu pintei as pontas do meu cabelo de vermelho no sábado, hoje é segunda e eu resolvi lava-lo e hidrata-lo, mas quando passei o xampu saiu uma grande quantidade de tinta e quando retirei o creme de hidratamento saiu também uma grande quantidade de tinta vermelha, e senti que o meu cabelo já estava com uma cor mais fraca.
    oque eu faço, é verdade que meu cabelo perdeu um pouco a tintura, me ajudem paguei muito caro no salão...? por favor me ajude...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila... a tinta vermelha é realmente terrível, desbota numa velocidade impressionante. Mas não deveria ter desbotado tanto na primeira lavagem. Provavelmente, seu cabelo deva estar poroso demais e mandando a tinta embora mais rapidamente. Aconselho que vc faça um tratamento para melhorar essa porosidade, geralmente é feito com cremes à base de ceramidas, como a máscara Absolut Repair ou se não puder usar essa tente a Reparação Total 5. Tb contém ceramidas na fórmula. Espero que ajude.

      Beijo grande

      Excluir
  6. Ola queria saber se pode lavar e pintar no mesmo dia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã, o recomendado é que vc fique pelo menos um dia sem lavar os cabelos, para que a oleosidade natural proteja o couro cabeludo. Mas se for algo urgente, creio que não tenha problemas. Eu mesma já lavei os cabelos pela manhã e tingi no fim do dia. Então, fique atenta às condições do seu couro cabeludo.
      Beijo grande

      Excluir

Muito obrigado por visitar o Loucas por Cabelos.
É muito importante saber o que você achou, sua opinião e ler seus comentários aqui no LpC.
Responderei com carinho, mas lembre-se que educação e respeito é fundamental. Comentários anônimos não serão aceitos,